O que toca nas rádios em Portugal?


       Oii povooo, então, vamos falar sobre uma coisa que eu nunca tinha parado para pensar até estar aqui. O que toca na rádio em Portugal? Porque afinal de contas, conhecemos muitos artistas americanos que devem tocar nas rádios americanas, conhecemos ingleses que devem tocar nas rádios da Inglaterra, conhecemos até artistas espanhóis que devem tocar também nas rádios espanholas, mas alguém conhecia algum artista Português?

         Talvez alguém por aí conhecesse, mas eu não conhecia, então comecei a ficar curiosa sobre o que tocava nas rádios, qual não foi minha surpresa quando liguei e escutei o que? Seu Jorge, daí pensei, gente que bafo, brasileiros tocando na Europa, não que me surpreende que gostem de Seu Jorge, ele é maravilhoso, me surpreende o fato de que eles ouvem artistas nossos e nós não ouvimos deles.

        Mas não satisfeita fui ver o que mais tinha por aqui, e eles tem sim muitos artistas, bandas e músicos, vou mostrar um pouquinho do que se ouve por aqui de artistas Portugueses, e também algumas músicas estrangeiras que já conhecemos e que também tocam por aqui. Neste momento que estou escrevendo e escutando a rádio está tocando I’m Yours do Jason Marz 🙂

        Das bandas que ouvi e gostei tem os D.A.M.A., que inclusive eles tem uma música com participação do Gabriel Pensador, eles se consideram como gênero pop-rap, são três meninos e tem várias baladinhas boas de ouvir, o canal deles no Youtube também é bem legal, eles também fizeram uma versão de “Garotos” do Lenine, e o nome é “Miúdos” vale a pena ouvir, mas essa é a música que mais gostei…

       E essa é com o Gabriel, que por sinal bomba, também toca direto nas rádios, e ele tem show marcado em Lisboa agora em abril, o que é muito legal pois é um artista que mostra uma crítica social bem forte nas letras dele, o que é bom para que as pessoas ouçam pelo mundo, sobre a nossa realidade.

A HMB é outra banda, com cinco componentes, nasceu em 2007, e hoje também faz sucesso, e essa música toca direto nas rádios.

      Outro cara que também está nas paradas é o Dengaz, que em 2014 lançou uma música com participação do Marcelo D2 e acabou de gravar outra com a participação do Seu Jorge, Para sempre é um hit, sua música é classificada como Rap/Hip Hop, confesso que é bem estranho ouvir este estilo em português de Portugal, mas por fim acabei gostando.

       A Rádio Comercial é a mais ouvida a nível de país, e tem um repertório bem variado, ela é uma rádio que existe em todos os estados, o que também é uma curiosidade, já que Brasil a programação das rádios e emissoras mudam drasticamente de região para região,  por isso trouxe o “Top 10” para vocês terem uma ideia:

1 – Despacito – Luis Fonsi

2 – Shape of You – Ed Sheeran

3 – I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker) – Zayn

4 – Something just Like This – The Chainsmokers

5 – I Feel It Coming – The Weeknd

6 – It Ain’t Me – Kygo

7 – Hear Me Now – Alok

8 – Love on the Brain – Rihanna

9 – Chained to the Rhythm – Katy Perry

10 – Mercy – Shawn Mendes

Sem contar que os programas são muito engraçados, para nossos ouvidos que não estão acostumados as gírias portuguesas fica mais ainda! Mas vale a pena conferir, é fixe! Aqui fica mais algumas bandas que fazem sucesso por aqui!

Deolinda

Capitão Fausto

Amor Electro

Mafalda Veiga

Diogo Piçarra

David Carreira

Então é isso gente, espero que tenham gostado, e aguardo sugestões lusas e opiniões brasileiras sobre os artistas portugueses!!

Beijos

Camila Amaral


Camila Amaral

Sobre Camila Amaral

Não tenho uma história bonita pra contar, de que comecei a escrever poesia com nove anos, ou que respiro porque escrevo. Sempre gostei muito de ler, e sempre gostei muito de contar histórias, mas escrever, escrever mesmo, só se tornou recorrente quando me prontifiquei a materializar esse projeto, que hoje é meu, mas também é das minhas amigas, que tanto insistiram e me fizeram prometer que ele existiria. Mas vejo, nesse pouco tempo, que comecei a passar minhas ideias e histórias para o papel, como isso tem me feito bem, e tem me ajudado nessa busca diária de me tornar um ser humano melhor, mais cheia de alma, e mais cheia de calma, percebo como isso tem me feito enxergar o que antes não via, e observar o comportamento das pessoas infinitas vezes mais que antes. Meus escritos sempre tem muito de mim, mas também tem muito do que eu observo, ouço, aprecio e absorvo por aí, um pouco fruto da realidade, um tanto fruto da imaginação. Designer de Moda por formação, sempre pronta pra me reinventar e começar de novo, graças a Deus ideias e sonhos não tem prazo de validade, e nem limite de utilização. Sou privilegiada pelas muitas “famílias” que tenho e que ganhei ao longo dos meus vinte e poucos, me sinto especial quando percebo o tanto de gente incrível me rodeia, e são esses seres mágicos, os lugares, os cheiros, gostos, os sabores, as dores, e as alegrias, os sonhos e as realizações, o dia-a-dia e o excepcional que me inspiram e servem como fonte infinita para escrever e contar pra vocês um pouquinho de como eu enxergo esse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *